Em equipes, sempre existem vários tipos de membros. Existem os críticos, os discordantes, os expertos, enfim, existem mais tantos outros tipos. Porém, para a situação ficar pior temos a falta de concentração. Hoje em dia a maioria das empresas liberam acesso as redes sociais, a sites de notícias, compras, etc. Então o cidadão esta desenvolvendo uma atividade, que as vezes pode até ser um pouco chata, porém basta apenas um pensamento fora da atividade que o sujeito já perde de 15min a 30min falando e comentando o novo assunto.
Concordo que não devemos ser máquinas que apenas trabalham, mas ficar falando sobre aquela twittada ou notícias que se leu durante tempos intermináveis é demais!
Por isto, resolvi escrever este post falando sobre algumas técnicas de concentração. E acredite, existem várias, como fone no ouvido, metas rápidas e técnica do tomate.
Para mim, a técnica do tomate (Pomodoro Technique) é a mais legal de aplicar em grupo! E ela é bem simples de aplicar, basta um relógio com timer (a técnica original aconselha o uso daqueles relógios de cozinha).
O método consiste em concentração extrema durante 25min. Após este intervalo a equipe ganha 5min de distração. Para fazer o que quiser.
Você irá fazer 3 intervalos de 25min e 5min de folga entre cada intervalo. E no 4º intervalo de 25min o tempo de folga aumenta para 15min! Fantástico!
Se você esta pensando em tempo final de trabalho, basta pensar que um membro da equipe trabalha no máximo 6h por dia (quando não é menos) e o restante é utilizado para distrações ou “social” como alguns chamam.
Então se sua equipe trabalhar utilizando esta técnica você terá 06h40min de produtividade, e 01h20min de descanso.
Considerando que um ciclo total da técnica é formado de quatro intervalos de 25min para concentração mais três intervalos de 5min e um intervalo de 15min para distração. Totalizando 2h.
Ao longo de um dia completo, com 8h, serão concluídas 4 etapas completas da técnica. E lhe dará uma produtividade de 06h40min com uma concentração muito maior no desenvolvimento das atividades!
Veja mais sobre esta técnica acessando a página da técnica: http://www.pomodorotechnique.com/.
Tente! Faça o teste!


0 comentários:
Postar um comentário