Pages

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Comodismo nos impede de crescer


É impressionante como, ainda, me impressiono com a quantidade de pessoas comodistas na nossa área. O comodismo é tão forte, que as prende no projeto, na linguagem, no framework e até mesmo na metodologia.
Por outro lado, vejo pessoas tão ativas, que não se confortam nem mesmo na cadeira. Querem resolver problemas, querem descobrir coisas novas, querem praticamente “dominar o mundo”. E, sinceramente, eu prefiro estas pessoas, as inquietas, pois estão sempre buscando novidades, buscando novas formas de fazer coisas tão simples quanto a conectar em um banco de dados.

Imagine se questionarmos um comodista e um ativo sobre por que utilizar WCF em suas aplicações?  O comodista certamente irá responder “Para que? Vai me agregar algo? Vou ter que mudar muita coisa no sistema... Sem chance! O impacto é grande!”, enquanto o ativo irá me responder “Eu ia te comentar isso ontem, pois li sobre WCF no final de semana e pensei em aplicar ele no nosso projeto. Em casa fiz um projeto piloto e ficou show!”.

Aí esta um grande exemplo do que digo, pois o ativo além de ler o assunto, criou um projeto piloto e testou. Não estou dizendo que WCF é a melhor coisa do mundo, mas ajuda bastante. Assim como WCF, existem tantas outras tecnologias novas que podem ser exploradas para o nosso bem, por que não ler sobre elas?

Pense, as pessoas inquietas são aquelas que mais apanham da vida, porém se você não se mostrar ao mundo, ninguém vai saber que você existe para apanhar e aprender.

0 comentários:

Postar um comentário