Pages

quinta-feira, 29 de abril de 2010

Qual o valor de um profissional na empresa

Há algum tempo venho pensado muito sobre o quanto vale um profissional em uma empresa. Não existe um cálculo correto para isto, e não há uma fórmula que você soma o valor que o colaborador ganha vezes o número de anos que ele tem na empresa, e divide por o número de tecnologias que ele conhece.

O assunto é mais delicado do que pode parecer, pois cada colaborador tem o seu valor, tem seu skill, e isto impede que possamos fazer uma fórmula para calcular o verdadeiro valor de cada um. Mesmo que alguns digam, “ninguém é insubstituível” acredito que para certos trabalhos ou tarefas existem e existirão profissionais que se destacam entre todos da equipe.


Pensando em uma forma mais macro, acredito que o valor de cada profissional esta relacionado ao histórico dele na empresa. Por isto sugiro que para saber o quanto vale este profissional é necessário fazer as três perguntas “O que ele fez”, “O que faz” e “O que ainda pode fazer”.

Eu ainda costumo ir mais além destas três perguntas, procuro saber se sou bem vindo na equipe, se meus companheiros estão felizes com meu trabalho, com meus conhecimentos, se sou útil no desenvolvimento das tarefas.

Acho que este é o desafio, mas para saber isto é necessário receber feedback dos seus companheiros e gestores. É sugestivo que se procure ter este feedback, e também dar este feedback aos outros

2 comentários:

Henrique disse...

Desculpe, mas você não falou nada. Não desenvolveu uma teoria.. Apenas externou o que está no conhecimento coletivo.

Mário Meyrelles disse...

Olá Jorge,

Agradecemos por ter curtido o nosso post. Por acaso, também curti esse blog e está já na minha lista de feeds!

Abraços!

Mário Meyrelles.

Postar um comentário