Pages

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

O Choque Dos Egos


Essa semana estive em uma reunião para definição de novos itens para um software da empresa. Para isso, tínhamos várias pessoas envolvidas nesse software: desde a equipe de produto (aquela que pensa no produto e está diretamente ligada ao cliente) até o fornecedor (aquele que desenvolve o que é solicitado pela área de produtos). Meus colegas e eu estamos no meio, fazemos parte da área de tecnologia da empresa, logo, tudo que é solicitado pela equipe de produtos, é ligeiramente analisado por nós e repassado de forma mais clara e objetiva a equipe fornecedora que irá desenvolver as melhorias.

Composta e apresentada a equipe, vamos falar quem são as pessoas chaves de cada área, uma vez que somos uma equipe inteiramente ágil: na área de produtos temos três pessoas que são 3 PO's certificados; no fornecedor, temos um scrum master certificado e mais um desenvolvedor; na tecnologia, setor do qual faço parte, temos três scrum masters, não certificados, porém entendidos no assunto.

A reunião transcorria super bem e tranquila, até que em um momento, a equipe de produtos entrou em discordância sobre um determinado ponto em relação ao processo. Nesse momento, os demais, ou seja, os cinco restantes (tecnologia e fornecedor) passaram a tão somente espectadores de um choque de egos e discordâncias fundadas e baseadas nos mais altos fundamentos do Scrum. Todo este conflito de ego só teve fim após longos cinco minutos, quando um dos scrum masters, não certificados, disse: "Quem sabe aproveitamos para marcar mais uma reunião após esta para discutirmos isto?". Pois inacreditavelmente, se isso não fosse feito, certamente, ainda estaríamos ali discutindo o processo.

Enfim, de que adianta termos certificações, palestras, cursos, aulas práticas, se não temos bom senso? Qual é o objetivo de tudo isso? Provar através de um certificado que sabemos com base e fundamentos as origens dos primórdios da metodologia ou satisfazer o usuário final com um excelente software que lhe proporcione uma ótima experiência?

#FicaDica: às vezes, é necessário deixar seu certificado em casa e levar para o ambiente profissional apenas o bom senso aliado a uma boa técnica de gestão.

0 comentários:

Postar um comentário