Pages

domingo, 22 de maio de 2011

5 valiosas dicas para motivar seus liderados



Em algum momento do seu dia você teve vontade de estar em outro lugar? Seja
quando olhou uma foto sua sobre a mesa ou quando relembrou algum momento
especial. Surpreenda-se, mas você, líder, não é o único a ter esta vontade,
sua equipe também tem sentimentos e vontades. É isto que nos move, são os
sentimentos que nos movimentam diariamente.

Incrivelmente, todos nós criamos, inconscientemente, uma “corrida dos ratos”,
para poder ter novamente momentos bons, sejam eles: férias, festas, jantares,
encontros, etc.

Beleza!! Mas o que fazer para motivar? Não dá para decretar férias a cada 3
semanas de trabalho, ou ignorar as atribuições profissionais para que todos
estejam livres para fazerem coisas que gostem.

Mais abaixo indicarei 5, valiosas, dicas para motivar seus liderados, saliento que,
estas dicas foram usadas e testadas em algum momento de minhas gestões, mas
fique a vontade para usá-las como base para a criação de novas técnicas.

Indo na linha dos sentimentos é fácil, mas não intuitivo, chegar a nossa primeira
dica. Volte um pouco o texto e verás que comentei sobre férias.... blá blá blá...
festas. Opa, eis aqui a minha primeira dica:

1. Crie festas entre a equipe, não obrigatoriamente festas noturnas, mas
sim almoços entre todos ou dias especiais, como: “Dia do Sorvete”, “Dia da
Pizza”, “Dia do Chocolate”, “Dia do Manto Sagrado”, “Dia do Chinelo”, etc...
Entenda melhor, no dia do sorvete, invista (em média R$50) e compre uma
caixa de picolés e distribua entre todos no pátio da empresa ou em algum salão.
Criando momentos assim, você vai fazer com que as pessoas gostem e queiram
estar na empresa, pois a mesma os valoriza, os compreende e pensa neles,
mesmo que seja com pequenos gestos. Importante: nestes momentos evite falar
de trabalho, fale apenas de assuntos “out-office”.

A motivação não vem só do sentimento, ela também vem da recompensa, da
valorização e, é nela, baseado na valorização, que escrevo a segunda dica:

2. Valorize todo trabalho, não deixe de valorizar o trabalho por menor que o
mesmo represente. Lembre-se sempre da história do fogo na floresta:
“A floresta estava pegado fogo e para apagá-lo, os elefantes enchiam suas
enormes trombas com água e jogavam sobre o fogo, enquanto os tigres e leões,
por serem fortes, carregavam grandes troncos de árvores, ocos, cheios de água.

Quando, de repente, surgiu no céu, um passarinho que ia até o rio enchia seu bico
com uma gota de água e jogava sobre a floresta. Ele foi ironizado pelos elefantes,
quando perguntando sobre o que pensava estar fazendo, pois apenas uma gota
não iria resolver o problema, então o passarinho respondeu: - Estou ajudando,
por pouco que seja, estou ajudando!”.

Associando floresta a casa e como já dizia a música: “Mi casa es su casa”, o
escritório é nosso lar durante 8h diárias. Pergunte a si mesmo, se você não se
motiva e conforta ao deitar numa cama arrumada, ou ao jantar numa mesa
bonita? É com este sentimento de casa arrumada que descrevo a terceira dica:

3. Customize o ambiente de trabalho. Como?! Pegue folders com imagens do
projeto e cole nas paredes, peça ao cliente objetos ou produtos que caracterizem
seu trabalho para customizar o ambiente. Isto gera o sentimento de estar dentro
do ambiente do cliente, de fazer parte daquilo tudo, de ser fundamental para
aquilo acontecer. E ainda dá um toque “despojado” e confortável ao ambiente.

Falando em conforto, já notou como, às vezes, olhar para o vazio nos acalma e
com esta calma pensamos melhor? Incrível, mas se você foi programador um dia,
com certeza deve ter acordado de madrugada com a solução de um problema ou
com uma idéia salvadora. E, assim chegamos a minha quarta dica:

4. Crie intervalos no trabalho, os famosos “coffee break”. Esses intervalos serão
momentos de conversas, curtos, com duração de 5 a 10 minutos, mas que serão
usados para falar sobre tecnologia, vida pessoal, futebol, etc. E eles não serão
encerradas com o famoso “Ok... Ok... vamos voltar para o trabalho”.
Para encerrar as conversas, apenas pare de falar gradualmente e se dirija para
sua mesa, se você for um verdadeiro líder, todos lhe seguirão naturalmente.

E agora, refletindo internamente, você acha que só estas quatro dicas resolvem?
Não, não resolvem. Ainda falta uma quinta, tão ou mais importante que as
anteriores, pois ela envolve você, o líder.

5. Para que sua equipe queira estar e ser liderada por você, ela precisa encontrar
em você um grande exemplo. Demonstre que se importa com os que estão ao seu
redor. Siga, no mínimo, a regra dos 3 metros, que foi criada nos EUA (não me
pergunte quando, nem como), ela diz que ao estar a 3 metros de alguém, quem
quer que seja a pessoa, sorria, cumprimente, pergunte como está, enfim, seja
simpático, não custa nada.

Certa vez ouvi uma frase que ilustra muito bem o que estou dizendo: “As pessoas
não trocam de empresa, elas trocam de chefe”.

3 comentários:

PAULO CESAR BASTOS disse...

MOTIVAÇÃO

Motivação é o combustível para a iluminação das idéias positivas que irão gerar as ações criativas.(Paulo Cesar Bastos)

PAULO CESAR BASTOS é engenheiro
paulocbastos@bol.com.br

Rodrigo Cabral disse...

Motivar é sempre o melhor caminho. Mas como tudo nessa vida devemos sempre moderar.
Nunca tive nenhuma dificuldade em mapear os pontos de motivação de cada elemento na equipe e sempre trabalhar dentro das expectativas de cada um, e sempre que você consegue colocar isso como meta pessoal sua como líder, toda a equipe se entusiasma e corre ao seu lado.

Anônimo disse...

Muito boa a matéria. Aplicarei internamente. Abraço.

Postar um comentário